domingo, 6 de novembro de 2011

I ENCONTRO DE JOVENS MULHERES NEGRAS DA BAHIA




As Mulheres Negras tem sido parte  importante da sociedade brasileira há cinco séculos. Com diversas participações de grupo específico em defesa de seus interesses ou como parte do amplo contingente negro ou geral que luta por justiça social e inclusão social, sua atuação pode ser vista desde o regime escravocrata até os dias atuais.
As mulheres negras jovens, por sua vez, passam a se organizar e participar de forma ativa nas discussões do movimento feminista e movimento de mulheres, lutam contra a homofobia, o tráfico de mulheres e a exploração sexual.
É cada vez notório o papel da juventude no novo macro civilizatório do país. Apesar da história de serem  porta voz de um passado “ silencioso” as jovens negras e baianas destacam-se pela luta e perseverança de supremas adversidades e ainda tomar possível, ambientalista de tolerância e democratização do poder entre os povos.
Ignorar, portanto a existência deste público no processo de construção política é um grande equivoco. Pensar em desenvolvimento hoje é falar em juventude e mais ainda, é falar da juventude negra pobre, periférica, guerreira, criativa de que há um mundo a ser conquistado. São jovens que estão na política, nos movimentos sócias e feministas,  nas universidades de todo país - via cotas, via Prouni, ou não; que estão na música, na produção, nos esportes, na arte e em tantos outros lugares em busca de seu espaço.
A Organização das Nações Unidas ( ONU), instituiu 2011 como o Ano Internacional do Afrodescendentes, pois são eles que sofrem com mais discriminação e dificuldade de acesso a serviço básico, como educação. Podemos perceber isso através dos dados pelo IBGE que as mulheres negras ainda ocupam  cargos de serviços domésticos. A maioria com faixa estaria de 25 a 39 anos ( 39,5%) e sendo assustador com jovens de 18 a 24 anos que possuem um número elevado de desemprego ou ocupando serviço doméstico.
Com o objetivo  de reunir as jovens mulheres negras e transforma-las em multiplicadores de fomação no processo de empoderamento das Mulheres Negras resolvemos criar o I ENCONTRO DE JOVENS MULHERES NEGRAS.

O que? I ENCONTRO DE JOVENS MULHERES NEGRAS
Local: Sindicato dos Comerciários de Salvador
Data: 26 de novembro
Horário: 9 hs

    Faça parte você também desta Luta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário